segunda-feira, 14 de março de 2016

ACTIVIDADE CULTURAL FIGUEIRENSE MAIS RICA


Numa produção do Centro de Cultura e Desporto do Município da Figueira da Foz e da Círculo de Giz, dez funcionários municipais deram vida a «Seis personagens à procura de um autor», a peça de Luigi Pirandello (1867-1936) que o encenador figueirense Emanuel Rodrigues fez ‘subir’ ao palco da Casa do Paço, este fim de semana, em duas sessões.

Escrita em 1921, «Seis personagens à procura de autor» dá vida à tensão entre criatura e criador quando, num ensaio de teatro, o insólito acontece e seis personagens, que viram a sua história ficar por contar, invadem o palco e pretendem ser protagonistas de uma peça que só eles conhecem - e bem, porque é toda a sua vida.

Encenador e atores acabam por se deixar seduzir pelo enredo, mas a destrinça entre os personagens e os que os encarnam revela-se difícil, num registo de tragicomédia que coloca o teatro e os seus agentes, público incluído, a refletir sobre o que distingue, afinal, a vida do teatro, a realidade da sua representação.

Para além de Ana Leitão, Ana Ribeiro, António Vaz, Isabel Figueiredo, Isabel Gil, José Fatia, Lina Lino, Luís Cardoso, Natércia Simões e Nuno Mendes, a peça contou com a participação da atriz convidada Margarida Dias, e de um elenco infantil composto por Maria João Oliveira e Henrique Lemos, estando a imagem e frente de sala a cargo de Raquel Vieira.

Emanuel Rodrigues destacou «a dedicação e o interesse» dos atores amadores, num serviço à Cultura que o Município da Figueira da Foz também não pode deixar de aplaudir.

Texto e Fotografias: Andreia Gouveia

A TODO O VAPOR: A parceria entre o Circulo de Giz e o CCD do Municipio da Figueira da Foz que fez levar à cena a peça de Pirandello "Seis Personagens à procura de uma autor" está de parabéns por trazer ao palco mais um grupo de gente que gosta de fazer Teatro e tem amor pelo Teatro. 
Compromissos não me permitiram assistir à representação mas não vão faltar oportunidades.
As minhas sinceras felicitações ao Grupo e votos de êxito para esta e outras representações de futuro.


Sem comentários: