terça-feira, 30 de maio de 2017

FESTAS DE S JOÃO 2017 APRESENTADAS

Com Junho, a Figueira da Foz recebe o calor estival e prepara-se para mais uma edição das Festas da Cidade. São diversas as ofertas culturais e de lazer, para que figueirenses e visitantes possam desfrutar, em pleno, das muitas belezas, naturais e humanas, da Figueira da Foz.

Da Festa da Sardinha da Malta do Viso à Feira Popular, das Marchas Populares e do Banho Santo à Bênção do Mar, as Festas da Cidade voltam a convocar todos para um grande mês de convívio, animação e vivência das tradições, de que é exemplo, também, a Feira das Freguesias, palco privilegiado da gastronomia e cultura locais. Ao longo do mês, a Música Portuguesa também tem lugar reservado, em concertos de entrada livre, na Praça do Forte e no Jardim Municipal, e o Desporto está em boa forma em múltiplas modalidades. Conheça a programação detalhada e prepare-se para fazer a festa!

A Câmara Municipal da Figueira da Foz apresentou hoje o programa das Festas da Cidade / São João 2017 da Figueira da Foz, que decorre de 02 de Junho a 02 de Julho, em vários locais da cidade.

É com música que o programa d
as festas arranca e logo com um nome grande do panorama internacional, Al Di Meola. O virtuoso do Jazz, um dos maiores guitarristas da sua geração e o mais premiado pela “Guitar Player Magazine”, interpretará, a 2 de Junho, alguns dos seus clássicos, bem como temas de Lennon-McCartney e Astor Piazzolla, neste concerto que assinala, também, o 15.º aniversário do Centro de Artes e Espectáculos (CAE).

Para que este seja, também, mais um verão que faça jus ao lema ‘Figueira Famílias Felizes’,  a 3 de Junho a festa do Dia da Criança dura o dia todo: das 10 às 12h30 e das 14 às 18h00, a Praia de Buarcos e o Parque das Abadias, respectivamente, enchem-se de animação pensada e preparada para os mais pequeninos.

De 3 a 11, o primeiro set do desporto nas Festas da Cidade acontece com o Open Feminino de Ténis, a decorrer no Clube de Tennis da Figueira da Foz
, no âmbito do seu centenárioNo dia 4, a correr ou a caminhar, cerca de 2.000 pessoas são esperadas nas provas da 11.ª Meia Maratona da Figueira da Foz, um evento que contará com animação e que tem, no dia 3, no Pavilhão Multiusos, um palco privilegiado de promoção do desporto e da saúde, com demonstrações de diversas modalidades na II Feira do Desporto e da Saúde.

Também no Pavilhão Multiusos, mas de 8 a 10 de Junho, está de regresso a sempre aguardada Festa da Sardinha da Malta do Viso, onde o peixe mais apreciado das noites de verão, a sardinha assada, é acompanhado por muita música e a oportunidade de reencontrar velhos amigos.
De 9 a 25, no Parque da Avenida de Espanha, outro clássico sempre do agrado dos mais jovens: a Feira Popular. Diversões e as tradicionais farturas e outros doces não podiam, e não vão, faltar.

Assinalando o Dia de Portugal, de Camões e das Comunidades Portuguesas, a 10 de Junho, o programa alarga-se ao Jardim Municipal, onde o grupo Átoa toca a partir das 22h00, com entrada livre. São jovens, cantam em português e já nos habituaram às suas músicas dançáveis, com letras que não saem da cabeça nem das rádios nacionais, como «A cada passo», «Distância» ou «Falar a dois».

A oportunidade para recuperar dos excessos das sardinhas e das farturas surge, para os mais afoitos e criativos, no dia 10, a partir das 15h30, com a Regata + Louca do Mondego, uma organização dos Escuteiros Marítimos. Participar é uma experiência inesquecível mas assistir, da escadaria da Praça da Europa, também é muito divertido…
Para os que preferem os desportos de praia, no âmbito do Figueira Beach Sports City, o Hugo Almeida FootVolley Cup é um evento a não perder, nos dias 10 e 11 de Junho, com muita animação no areal de Buarcos.

De 14 a 18 de Junho, o difícil vai ser não visitar, todos os dias a Feira das Freguesias - 1.ª fase, no Pavilhão Multiusos, conta com a participação das Freguesias de: Alqueidão, Bom Sucesso,  Ferreira-a-Nova, Lavos, Paião, Quiaios e São Pedro. O melhor mesmo é ceder, e repetir a dose na 2.ª fase, de 28 de Junho a 2 de Julho, com a presença das Freguesias de: Alhadas, Buarcos e São Julião,  Maiorca,  Marinha das Ondas, Moinhos da Gândara, Tavarede e Vila Verde. Ao longo de todo o certame, que decorre das 19h00 à 01h00, os pratos típicos das 14 freguesias do concelho são acompanhados por muita animação, de ranchos a filarmónicas, grupos de dança e grupos etnográficos.

17 de Junho, entre a Ponte do Galante e a Praia do Relógio, o evento Unidos Musicamos promete chamar todas as atenções, a partir das 18h00, para as 8 filarmónicas figueirenses oriundas de: Alhadas, Alqueidão, Lares, Lavos, Maiorca, Paião, Quiaios e Santana, que em conjunto conceberam um espectáculo único para este dia que assinala a abertura da época balnear e marca a intervenção efectuada nos passadiços da praia. Cerca de 400 músicos vão tocar, em conjunto, três peças alusivas à cidade: um original do maestro figueirense David Sousa, a Canção da Figueira e terminam o espectáculo com a conhecida Marcha do Vapor.

No fim de semana de 17 e 18 de junho, estão de volta os Beach Sports, com o evento Figueira Smash Fest Beach Volley.

E é já com o verão que chega a noite mais longa do ano. Dia 23 de junho, a Noite de São João arranca às 21H00 com o 1º desfile das Marchas Populares, entre a Torre do Relógio e a Praça do Forte.
São seis as Marchas a concurso:

Marcha da Paróquia de Tavarede – Mulheres de Tavarede – Freguesia de Tavarede

Marcha da Sociedade Filarmónica Paionense – Freguesia de Paião

Marcha do Grupo de Instrução e Sport (G.I.S.) – Freguesia de Buarcos e São Julião

Marcha do Grupo Recreativo Vilaverdense – Freguesia de Vila Verde

Marcha do Sport Clube de Lavos – Freguesia de Lavos

Marcha da Sociedade de Instrução e Recreio de Lares - SIRL – Freguesia de Vila Verde.

No dia 23, abrem o desfile a Imperial Neptuna Académica e duas marchas convidadas: A Barqueira de Taveiro, Coimbra e Vale do Açor de Miranda do Corvo

Após o desfile das Marchas Populares, no Molhe Interior Sul, tem lugar o espetáculo piromusical, com a duração de 10 minutos.

A animação continua pela noite dentro com  os Arraiais Populares na Rua de São Lourenço com Banda Chic, Praceta Ledesma Criado com Banda Vírus, Praça 8 de Maio com SSmusic e Rua dos Pescadores com Duo Sanpedro.  Na Praia do Forte acendem-se as Fogueiras de São João para a Festa do Banho Santo, animada pelo DJeff Afrozila, um nome internacional através do qual pretendemos reavivar a tradição da Festa do Banho Santo, que a partir das 5H00 põe à prova a resistência dos mais corajosos.

Dia 24 de Junho, feriado municipal, a Figueira da Foz distingue os seus melhores na cerimónia de entrega de Distinções Honoríficas, pelas 11H00 horas no CAE. Numa cerimónia pública, que distingue funcionários do Município aposentados em 2016, personalidades figueirenses, PMEs Líder e PMEs Excelência 2016.

Na marina de recreio, é a Regata de S. João, organizada pelo Clube Náutico da Figueira da Foz, que promete colorir o horizonte.
 Às 16H00 têm início as cerimónias religiosas com a celebração da Missa Solene, na Igreja Matriz, seguida da Procissão e a Bênção de Mar junto à Praça da Europa.

Pelas 22H00 realiza-se o 2º desfile das Marchas Populares no Coliseu Figueirense, onde são reveladas as classificações gerais das Marchas a Concurso, marcando ainda presença habitual os vencedores do Banho Santo e a Bruna – Tuna Universitária da Figueira da Foz. Os arraiais populares regressam, a partir das 24h00, à Rua de S. Lourenço, com a Banda Homepage, e à Praça 8 de Maio com o Duo Sanpedro.

O desporto continua a marcar presença nas Festas da Cidade, nos dias 24 e 25, com Beach Sports a promover, desta feita, o Madjer Youth Cup.

Dia 30, pelas 22H00, Os Azeitonas, sobem ao palco na Praça do Forte para um dos concertos do ano na Figueira da Foz, ou não fossem milhares os fãs que sabem de cor músicas como «Quem És Tu Miúda», «Anda Comigo Ver os Aviões», «Tonto de ti» ou  «Nos Desenhos Animados (Nunca Acaba Mal)». O concerto ideal para a despedida de junho e a receção a um mês de julho inesquecível…

O São João já passou, mas as Festas da Cidade não terminam e no dia 1 de Julho, o Vianeza Festival das Filarmónicas volta a trazer a música à ribalta e vai apurar, no CAE,  a grande vencedora. Nos dias 1 e 2 de julho, o desporto reina com o evento Figueira Fit, na Praceta Ledesma Criado, e os Beach Sports regressam com o Torneio Internacional de Beach Rugby, no areal de Buarcos.

Foz Ao Minuto

Sem comentários: