terça-feira, 20 de fevereiro de 2018

ASSOCIAÇÃO QUER VER “PRIMEIRO PASSO” DA REVITALIZAÇÃO DA LAGOA DA VELA PARA MOBILIZAR A POPULAÇÃO


Há décadas que a população e autarcas alertam para a necessidade de salvar Lagoa da Vela, que vem sendo vítima de lenta agonia. Vários deputados e dirigentes políticos – e até um Presidente da RepúblicaJorge Sampaio – visitaram aquele que é um dos maiores lagos naturais da Península Ibérica, convergindo na defesa da revitalização daquele imenso espelho de água do concelho da Figueira da Foz.

No dia em que esta reportagem foi feita, por coincidência, Diana Gil, de Cantanhede, praticava stand up paddle na lagoa. A desportista solitária afirmou que há zonas que não têm mais de meio metro de água.

Os bancos de areia têm contribuído para eutrofização do lago, depositando nele excesso de matéria nutriente, tendo como consequência a falta de oxigénio, o que, indo diretos ao assunto, vai espalhando morte, afetando a biodiversidade da zona.

Os efluentes agrícolas e a falta de limpeza são apontados como as principais causas da morte lenta da Lagoa da Vela. Àqueles, há que aduzir as alterações climáticas. E, ainda, este ano, a escassez de chuva. Assim, torna-se cada vez mais difícil aquele “paraíso” natural, situado entre o campo e o mar, na freguesia de Bom Sucesso, sobreviver sem uma intervenção humana positiva.

A associação Vela Pravida elegeu, recentemente, uma nova direção, presidida por José Cabete. Questionados sobre a convicção que os move acerca da anunciada intervenção na lagoa, os dirigentes defendem que “há que dar um primeiro passo, para, depois, se poder mobilizar a população”.

“A revitalização da Lagoa da Vela é uma ação na qual estamos envolvidos, com outras entidades. Pretendemos dar à Lagoa da Vela o vigor de outros tempos”, afirmou, por seu lado, o vereador Miguel Pereira.

Via Diário as Beiras



2 comentários:

Anónimo disse...

Se a notícia vem no BEIRAS não publique, provavelmente é falsa.

Diário as beiras, um ikea perto de si, um jota alves a inventar.

Anónimo disse...

O Beiras sabe onde fica a Lagoa da Vela?

Estou estupefacto, o Jota deve ter algum namorado por lá para saber uma coisa dessas. Deve ser algum sapo ou anfíbio que habita na lagoa.