segunda-feira, 26 de março de 2018

FINS DE SEMANA GASTRONÓMICOS DA FIGUEIRA DA FOZ


Promover e divulgar os produtos, sabores e aromas regionais e locais é um dos objectivos da Associação Figueira Com Sabor a Mar, que hoje apresentou o programa dos fins de semana gastronómicos, aposta que teve início em fevereiro com o Festival da Lampreia e do Sável.

De 29 a 31 de março a Associação e alguns dos associados realizam o Festival de Peixes Tradicionais, numa altura em que celebra a Páscoa, contando com a presença de turistas neste período festivo e de férias para muitos.

Numa lista ainda provisória, participam os restaurantes A Cantarinha, Caçarola 1, O Picadeiro, Caçarola 2, Casa dos Papagaios, Lota Nova, Praça 18, Al Dente e A Trancosense.

Seguem-se os festivais da Raia (de 1 a 3 de junho), Sardinha/Cavala (dias 29 e 30 de julho e 1 de julho), Caldeiras (de 7 a 9 de Setembro) e a encerrar o ano, o festival do Bacalhau e derivados (30 de novembro, 1 e 2 de dezembro).

Sob o tema geral «Figueira Tem Sabor A Mar», a Associação presidida por Isabel João incentiva os associados a aderir aos festivais beneficiando, assim, de uma maior divulgação de todas as iniciativas, lamentando “a postura de ausência de alguns, que não conseguimos reverter”.

“Damos liberdade aos restaurantes aderentes na interpretação de cada peixe apresentado. Pode ser frito, cozido, assado ou grelhado. A par disto, sugerimos que nestes festivais apresentem «ementas simpáticas», onde incluam entradas, sopa, um ou dois peixes e sobremesas locais ou regionais”, explica Isabel João para quem a intenção passa, também, “por oferecer aos figueirenses e a quem nos visita a certeza de que estão a consumir produtos genuínos, confeccionados com qualidade”.

Na sua opinião, “a Figueira da Foz não é só paisagem, tem algo mais para mostrar: uma gastronomia variada traduzida num roteiro apelativo”.

Entretanto e a par destes festivais, a Associação Figueira Com Sabor a Mar divide-se na presença em diversos certames e feiras do sector, estando prevista uma participação na Feita de Turismo da Guarda. A promoção de showcookings, por parte dos associados, é outra aposta da Associação.

Fonte: Figueira na Hora



Sem comentários: