sábado, 7 de abril de 2018

OITO CURSOS PROFISSIONAIS APROVADOS PARA A ESCOLA BERNARDINO MACHADO



O Ministério da Educação e a Comunidade Intermunicipal de Coimbra (CIM – 19 municípios da região) aprovaram a abertura de oito cursos profissionais para o ano letivo 2018/2019, na Escola Secundária Dr. Bernardino Machado, sede do Agrupamento de Escolas Figueira Mar.

Estes cursos destinam-se aos alunos que se matriculem no 10º ano (2018/2019), sendo as opções muito diversas.
No presente ano letivo 46% dos alunos da Bernardino Machado já frequentam Cursos Profissionais.

A União Europeia tem como desiderato que, até 2020, 50% de todos os alunos de todas as escolas secundárias da Europa estejam matriculados em cursos profissionais, de forma a diversificar as saídas académicas e profissionais.

Este é igualmente um objetivo do Ministério da Educação em Portugal. Neste pressuposto, doravante, os cursos profissionais, nas escolas secundárias da União Europeia, deveriam constituir uma primeira opção, em paralelo com as matrículas nos cursos científico-humanísticos.

Na Escola Secundária Dr. Bernardino Machado os alunos poderão optar por cursos científico-humanísticos ou por cursos profissionais muito diversificados, todos de dupla certificação e de nível IV:

- Curso de Técnico de Manutenção Industrial (variante eletromecânica).
- Curso de Técnico de Eletrónica, Automação e Comando.
- Curso de Animador Sociocultural.
- Curso de Técnico de Desporto.
- Curso de Técnico Auxiliar de Saúde.
- Curso de Técnico de Apoio Psicossocial.
- Curso de Técnico de Apoio Familiar e de Apoio à Comunidade.
- Curso de Técnico de Gestão e de Programação de Sistemas Informáticos.

Deste modo, o Agrupamento de Escolas Figueira Mar melhorou significativamente o serviço público que presta aos alunos, às famílias e às empresas da região da Figueira da Foz.



Sem comentários: