terça-feira, 3 de abril de 2018

TEATRO OBLIQUO REPRESENTA "fRAGMENTOS " EM TAVEIRO

TEATRO do OBLÍQUO apresenta
            “FRAGMENTOS”
Sala do grupo de teatro Loucomotiva 7 de abril, Taveiro


Proporcionar um espetáculo divertido que nos faça refletir a vida quotidiana, pegando  em situações corriqueiras para explorar o absurdo e os limites da linguagem foi a linha condutora da conceção desta peça.
“Fragmentos”, por a vida ser um continuum fragmentado! Mesmo quando se fala de coisas tristes, o prazer e a alegria acontecem.
Alicerçada em escrita tão diversa e separada no tempo como é a de Karl Valentin, Luís Fernando Veríssimo e Joana Bértholo, a mais jovem dos autores escolhidos, o ponto de partida dos diálogos é de não se levar muito a sério o que se está a dizer, um certo absurdo da situação que afinal é um dos recursos mais presentes no livro de Joana Bértholo ( “Havia”, 2012, Editora Caminho”) e concretamente na história escolhida “Havia um senhor que mastigava tudo oitenta e oito vezes antes de engolir”, bem como nos textos de Karl Valentin “A Mulher Que Não Sabe o Que Quer”, “A Loja dos Artigos Fotográficos”, “No Chapeleiro” ,( Edições Livrinhos de Teatro/Cotovia “A Fanfarra e outros textos”, 2010) e no “Lixo” de Luis F. Veíssimo ("Festa de Criança", 2000,,da Editora Ática).
A ironia dos textos permite um trabalho de ator que, se conseguido, o distancia da personagem revelando-o como uma “máquina” construída pela encenação teatral para retratar a condição humana. E os atores são como as cobras, estão sempre a mudar de pele!
Ficha Técnica
A partir de textos de Joana Bértholo, Karl Valentim e Luis Fernando Veríssimo.
DRAMATURGIA, ENCENAÇÃO E ESPAÇO CÉNICO: Luís Ferreira
DESENHO DE SOM: Luís Ferreira, com extratos de Fire Trail, de Antonio Sanchez.
DESENHO DE LUZ: Luís Ferreira, apoio Teatro da Loucomotiva
IMAGEM VIDEO: Luís Ferreira
FIGURINOS: Elizabete Barbosa
ADEREÇOS / MAQUINARIA DE CENA: Apoio Teatro da Loucomotiva
MONTAGEM // OPERAÇÃO TÉCNICA - LUZ, VIDEO: Daniel Santos / Maria de Lurdes Romão
INTERPRETAÇÃO (por ordem de entrada em cena): Conceição Toscano, Anália Filipe, Ana Paula Veloso, Elizabete Barbosa, Fernando Lopes, Luís Ferreira.
PRODUÇÃO: Associação Viver em Alegria
PATROCÍNIO: INATEL

Sem comentários: