sexta-feira, 8 de junho de 2018

CASA DOS PESCADORES DA COSTA DE LAVOS ASSINALA DIA MUNDIAL DOS OCEANOS

 A Casa dos Pescadores da Costa de Lavos assinalou hoje o Dia Mundial dos Oceanos promovendo o hastear das Bandeiras “Dourada” e “Praia Pedagógica” um simbolo que muito honra as gentes da Costa de Lavos.

A Bandeira “Praia de Ouro” (Dourada) é atribuída pela QUERCUS segundo critérios bem definidos como: Qualidade da água EXCELENTE nas cinco últimas épocas balneares.
TODAS as análises realizadas, sem exceção, na última época balnear deverão ter apresentado resultados melhores que os valores definidos para o percentil 95 do anexo I da Diretiva relativa às águas balneares; ou seja, para águas costeiras e de transição, todas as análises deverão apresentar valores inferiores a 100 ufc/100ml para os Enterococos intestinais e inferiores a 250ufc/100ml para Escherichia coli, e para águas interiores 200 ufc/100ml e 500 ufc/100ml, respectivamente.

De igual modo foi hasteada a Bandeira Praia Pedagógica simbolizando como ponto alto a “Arte Xavega” praticada naquela praia e que não deixa de ser uma atração turística.

Presentes na cerimónia o Presidente da Casa do Povo de Lavos, José Pata que conjuntamente com a Presidente da Junta da Freguesia de Lavos, Lucilia Cunha presidiram ao cerimonial acompanhado pelo Grupo de Cantares da Casa dos Pescadores.

José Pata recordou que “guerras antigas não têm permitido o hastear da “Bandeira Azul” o que a população lamenta, com Lucilia Cunha a mostrar convicção que esse assunto “poderá ser brevemente resolvido já que na origem da questão está a construção de um muro e que com a recente alteração do POC pode vir a ser solucionado” disse

No final a direcção da Casa dos Pescadores serviu um lanche que intitulou como “Miminhos do Mar” com várias iguarias provenientes do mar, confeccionadas pelas voluntarias da Casa dos Pescadores.


Sem comentários: