quarta-feira, 13 de novembro de 2019

ABATE DE FREIXO NO LARGO DE SANTO ANTÓNIO FOMENTA A DISCÓRDIA



Via Diário as Beiras

ACTUALIZAÇÃO

COMUNICADO DO ICFN

No seguimento da decisão de ontem do executivo camarário presidido por Carlos Monteiro de abater amanhã, quarta-feira, o freixo localizado no Largo de Santo António, a Direcção Regional da Conservação da Natureza e Florestas do Centro - Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas (ICNF) emitiu hoje uma comunicação na qual se resume os procedimentos adoptados neste processo de 2016 até ao presente momento.

No documento (que a par de outros, pode ser consultado em https://bit.ly/2rEaSv3), lê-se que “embora uma decisão desta natureza não seja fácil, dada a perda de um valor importante na memória colectiva e no património local e nacional, afigura-se não haver alternativa à sua remoção, podendo o ato de desclassificação ser posterior, nos termos do disposto no n.º 1 do no artigo 10.º da Portaria n.º 124/2014, de 24 de junho. Não obstante os esforços desenvolvidos pela Câmara Municipal da Figueira da Foz no sentido de recuperar o freixo em apreço, essa possibilidade não se mostrou viável, podendo, porém, equacionar-se a sua substituição por um seu clone, como forma de o «eternizar» e perpetuar os valores que lhe estão associados. Assim, perante a inevitabilidade de manter sem risco sério para a segurança de pessoas e bens o freixo classificado de interesse público, julgamos que deverá ser esse o esforço a desenvolver”.

Desta forma, a autarquia informa que no âmbito dos trabalhos de remoção do freixo será necessário efectuar amanhã, dia 13 de novembro, a partir das 09h30, as seguintes interrupções/condicionamentos de trânsito:
• Interrupção de trânsito na Rua Visconde da Marinha Grande;
• O trânsito proveniente da Rua do Regimento de Artilharia 2, será desviado para o Pátio de Santo António;
• O trânsito proveniente da Rua dos Combatentes da Grande Guerra, será desviado para a Rua do Hospital.

Sem comentários: